sábado, 31 de agosto de 2013

Pelo Mundo !! Hoje uma das cidades mais lindas da Europa - Praga Republica Theca !

Ola Amores,

Como vcs estao ?? Espero que todos estejam bem, com saude e muita disposicao !

Hoje vou falar da minha viagem a Praga, sabe eu sempre tive vontade de conhecer Praga, mas nunca tinha programado uma viagem  para la, e essa que eu fui, foi totalmente desprogramada de tudo rsrsrs. Eu e Max estavamos fazendo um Tour pela Alemanha, fomos dirigindo de Londres ate Dresden, foi uma viagem maravilhosa, conhecemos varios lugares incriveis, paramos em varias cidades, pelo caminho, mas isso vou contar quando fizer meu post sobre a Alemanha. Como estava dizendo, fomos ate Dresden, encontrar uns amigos de Max, que tinham vindo da Russia, quando estavamos la, decidimos ir passar o dia em Praga, pois Dresden e na fronteira com a Republica Tcheca, seriam 2 horas de carro, mas estavamos super animados.
Saimos de Dresden bem cedinho, e comecamos a pegar a estrada. A estrada ate Praga e linda, olha parece que estavamos no Brasil, varias fazendas, varias cidadezinhas, e pasmen, muitas mais muitas boates de striptease, e muitas garotas de programa na beira da estrada oferenco servicos, gente sem brincadeira, passamos por uma que devia ter uns 60 anos, elas la de dia com sol quente, sim gente sol quente, pegamos 38 graus na Republica Theca, como o trafico de caminhao e muito grande naquela regiao, a prostituicao e um negocio bem lucrativo por la, isso foi o homem do posto de gasolina que nos falou rsrrsrs.

Bom , depois de umas 5 horas chegamos a Praga, sim 5 horas, pois paramos em varias cidadezinhas, e ainda nos perdemos, mesmo com GPS, como saimos da Alemanha as 6 da manha, chegamos em Praga por volta de 11 da manha, teriamos o dia todo para aproveitar ( 1 dia so nao da pra conhecer tudo ), mas e o que tinhamos.

Olha minha primeira impressao do lugar foi maravilhosa, Praga nao e uma cidade barata, a moeda la e Koruna, em relacao a Libra Esterlina e uma moeda baixa, entao demos sorte rsrsr. Fomos direto trocar um dinheiro, pois eu queria comprar uma coisinhas na feirinhas la e nao aceitavam cartao, inclusive tenho vlog em Praga, deixarei no final do post !

Não estranhe ao encontrar, de hora em hora, hordas de turistas apontando suas câmeras fotográficas para uma elegante torre em Staré Mesto, o centro antigo de Praga. É lá que se encontra o relógio astronômico, uma construção de geometria complexa com um figuras de apóstolos e caveiras em movimento que anunciam a nova hora. Mais: não estranhe se você voltar ao relógio algumas vezes durante sua estada, tirando as mesmas fotos de diferentes ângulos. Assim é Praga, com sua arquitetura que mistura do gótico ao renascentista e prédios modernos que convivem lado a lado com um dos maiores castelos do mundo. Você atravessará inúmeras vezes a famosa ponte Carlos, construída em 1357 sobre o rio Vltava, e vagueará repetidamente pelas mesmas vielas. Praga é pulsante, seja pela vida noturna agitada, pelas diversas galerias de arte, ou ainda pelo incontável número de turistas que você terá de desviar em praticamente todas as regiões que compreendem o circuito turístico: Staré Mesto, Malá Strana (Pequeno Bairro) e Nové Mesto (Centro Novo). É lá que se encontra a maior parte das atrações, como o bairro judeu, o museu de Franz Kafka ou o imperdível Museu do Comunismo. Este, aliás, já ficou bem para trás na lembrança ao passarmos pela elegante alameda Pariszka, onde você encontrará grifes como Ermenegildo Zegna, Boss e Prada. Ou seja, a escura cidade kafkaniana está cada vez mais cosmopolita e vibrante.
Praga foi criada para ser conhecida a pé, fazendo paradas estratégicas em um simpático café art-noveau ou num bar para uma deliciosa cerveja de trigo, para ser apreciada sem nenhuma moderação.




O QUE FAZER
A grande maioria das atrações de Praga estão concentradas no Centro da cidade, entre o Castelo, a oeste, e no entorno da Cidade Velha, Staré Mesto. Curiosamente, não são os museus ou galerias de arte o que mais encantam: tudo está nas ruas. Praças, pontes, o casario que transita entre o barroco, o rococó, o neoclássico e o gótico -- além de edifícios super-modernos, tudo chama a atenção por aqui por sua harmonia e beleza. Bata muito pé pelo Castelo e pelos bairros de Josefov, Staré Mesto, Malá Strana e Nové Mesto e seja feliz.

Há até poucas décadas atrás, a gastronomia tcheca era um tanto pesada e monocromática. Com o fim do comunismo e uma horda de turistas chegando às suas cidades, tudo mudou bastante. Os enfumaçados bares com pôsteres de hóquei servindo cervejas Plsener e Budweiser (a original) continuam populares, mas agora a oferta se extende a restaurantes chineses, japoneses, italianos e até cubanos. No seu caminho você encontrará alguns bons pratos típicos da Europa Central, com goulash, pierogys, deliciosos cortes de porco (pescoço e barriga, você tem que experimentar!) e sopas.
O grande destaque gastronômico, porém, fica por conta da cerveja. São inúmeras marcas que fazem a felicidade dos apreciadores. Afinal, boa parte do lúpulo utilizado mundo afora tem origem na República Tcheca.
Na hora de comer, são múltiplas as opções no Centro, notadamente em Mala Strana -- onde estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. A maioria é bem cara -- por conta do grande fluxo de turistas, mas serve comida honesta e conta com bom serviço. Um pouco mais afastados, fora do circuit turístico, em Nové Mesto, você encontrará casas mais voltadas para o público local, com cardápios variados -- em versões em inglês e alemão --, preços mais justos e serviço um pouco mais displicente. O mesmo vale para os cafés e bares, sempre muito autênticos e divertidos.

Bom Gente , Praga sem duvida, tem que entrar na lisitnha de vcs, e um lugar maravilhoso, lindo, e com certeza uma das cidade que tenho que voltar, pelo manos para mais usn3 dias por la !!

Beijoca Amores , ate o Proximo Post !!!

xxx Dani Delanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário